terça-feira, 6 de novembro de 2018

FUCAMP FAZ PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE SUICÍDIO PARA REDE ELETROSOM.

O evento realizado pelo Curso de Psicologia finalizou as ações do Setembro Amarelo.
De repente, você percebe que aquele garoto sorridente e brincalhão, não tem aparecido nas festas da família, está cada dia mais isolado e usa frases de baixa autoestima e pessimismo. Ou aquela moça que se destacava nos estudos, anda agora com olhar longe, as notas despencaram, a produção no trabalho caiu e parece que do humor só sobrou a negritude. Ela está cada dia mais agressiva e emocionalmente instável.
Estes são alguns dos sintomas que disparam o alerta propagado pelo Setembro Amarelo, a campanha nacional de prevenção do suicídio, criada em 2015 para conscientizar a sociedade da dimensão deste mal.
Para discorrer sobre o assunto com seus colaboradores, a Rede Eletrosom contou com o apoio e parceria do Curso de Psicologia da FUCAMP.

TRABALHANDO JUNTO PARA PREVENIR O SUICÍDIO

O tema deste ano “Trabalhando Junto para Prevenir o Suicídio” reforça a importância da união para vencer, ou pelo menos minimizar, os altos índices das estatísticas.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde são cerca de 800 mil suicídios por ano; um a cada 30 segundos. No Brasil esta é a terceira causa de morte entre jovens do sexo masculino de 15 a 29 anos, e a oitava entre as mulheres desta mesma faixa de idade.
Ocupamos o oitavo lugar do ranking mundial nesta estatística, e estima-se que, para cada morte por suicídio, há uma média de 20 outras pessoas que tentaram, mas não consumaram o ato.
Não existe um perfil definido. Pessoas de todas as raças, nas diferentes classes sociais, idades e gêneros estão sujeitas aos sintomas que desaguam neste fim.
A campanha anual visa quebrar o preconceito sobre o assunto, tornar público os sinais de alertas, ensinar as pessoas a afinarem o ouvido e a atenção, para que todos se tornem aptos a reconhecer os sintomas e sejam capazes de ouvir o grito mudo da dor de quem está ao lado. A educação é a mais eficaz forma de prevenção.
A FUCAMP agradece a oportunidade de somar com a Rede Eletrosom, transformando vidas pelo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário