terça-feira, 9 de julho de 2019

I SEMANA DE ESTUDOS INTEGRADOS FEZ HISTÓRIA NA FUCAMP

A tragédia causada pelo rompimento da barragem do Córrego Feijão, no município de Brumadinho/ MG, abalou e sensibilizou o Brasil inteiro. Com o objetivo de analisar o acontecimento sob várias óticas, os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Psicologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, promoveram, de 27 a 29 de maio, a I Semana de Estudos Integrados.
A organização encontrou formas de analisar os aspectos ambientais, legais e socioeconômicos do acontecimento, por meio da visão de diversos palestrantes de diferentes áreas, e de uma mesa redonda, fechando o segundo dia do evento. No terceiro dia, os participantes puderam observar, por meio de maquetes, o rompimento da barragem.
Cronograma do evento:
O 1º dia foi direcionado aos cursos de Ciências Biológicas, Psicologia e Engenharia Civil:
  • Palestra com o Sargento Dione Fabrício Diniz Costa (5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) – Operação de resgate na tragédia em Brumadinho;
  • Palestra com a profª Luciana Zumstein – “Vítimas da tragédia ambiental: Impactos na Saúde Mental”.
As duas primeiras palestras do 2º dia atenderam aos interesses dos cursos de Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Agronômica:
  • Palestra com o prof. Márcio Marçal – Direito ambiental: Quem pode ser responsabilizado e quais os pressupostos para que isso ocorra?
  • Palestra com a profª Maria Zizi – Licenciamento Ambiental.
E da Mesa redonda, debatendo os temas abordados nas 4 palestras, participaram todos os cursos envolvidos.
O 3º dia foi dedicado à apresentação de maquetes de rompimento da barragem.
Foi um momento riquíssimo e de muito aprendizado para os alunos da FUCAMP, que parabeniza a todos os envolvidos pelo belíssimo evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário